domingo, 8 de abril de 2012
Telecinesia: A mente sobre a matéria
Levitação – talvez não haja palavra com mais boa entonação que essa. Os objetos que se movem, que se descolam de uma posição inicial sem qualquer interferência direta do meio. Em qualquer sonho passado, todos nós já tivemos o deleite da sensação de poder ao movimentar objetos com um pesamento fluído e direto. A culpa disso, em grande parte, são dos filmes, desenhos animados, e de uma imaginação fértil que herdamos dos tempos de criança.
Como toda boa palavra derivada do latim, Telecinesia contém um significado incomum – telekinesis – “mover à distância”. Psicocinesia, PK, telecinese ou telecinética são as demais variações do termo em latim, todas se referindo ao poder e influência da mente sobre objetos inanimados. O fenômeno passou a ser discutível, e depois disso ganhou explicações científicas, que não muito tempo depois se fundiram a conceitos espirituais.
A psique agindo sobre a dimensão física. Esse é o conceito direto para a telecinesia. Para qualquer leigo no assunto, a expressão “poder da mente” é a que vale. Para os mais religiosos, em especial pela doutrina espírita, atribui-se ao fenômeno um conceito mais amplo, com expressões como energia espiritual, fluxo de energia, chakra, entre outros. Na esfera científica, a telecinesia também adquire uma explicação baseada na energia e suas diversas formas de transporte. Apesar de tudo, para nós, não deixa de ser intrigante.
A telecinesia está contida no campo da parapsicologia, uma pseudociência ( conceitos e estudos que não preenchem os requisitos para a cientificidade, não podendo, por tanto, ser chamada de ciência). Como sugere o nome, a parapsicologia estuda fenômenos paranormais, aparentemente sem qualquer explicação inicial. O que temos sobre telecinesia se baseiam principalmente em experiências práticas, em explicações retóricas e insustentáveis. Nada muito concreto, exceto pelo fato de que é real, pelo menos em relação às experiências visuais. Porém, o fenômeno é raro e difícil se ser alcançado.
É sabido que usamos somente uma parcela mínima da capacidade total de nosso cérebro, o que nos deixa o mistério do que pode ser realizado com total utilização dessa capacidade. Por isso, a mente é ainda uma lacuna a ser preenchida pela ciência. E justamente por se derivar da mente humana, não é de se admirar que tão pouco se saiba sobre efeitos paranormais como telecinesia e telepatia. Portanto, antes de mais nada, é justo deixar claro que sim, o fenômeno é real. Mas não se iluda trazendo em mente um conceito deturbado pelo cinema. A telecinesia é explicada através da telenergia, sendo portanto um fenômeno físico, não devendo ser confundindo com a psicocinese, definida como a ação parapsicológica sobre a matéria por forças puramente psíquicas.
O transporte de energia através da mente é algo a ser levado em consideração quando falamos de telecinesia. A atuação da mente, bem como suposto fluxo de energia a ser direcionada ao objeto de forma consciente, ainda é mera especulação. Para alguns estudiosos do assunto, a telecinesia, apesar de real, é um ocasionada inconscientemente, exceto por alguns que nasceram com certa aptidão para o efeito. O número de pessoas que se tornaram famosas pela prática da telecinesia é bem limitado, e alguns delas nem mesmo realizam o efeito de forma autêntica. Para isso, temos o que é chamado de pseudotelecinesia, que nada mais é do que a telecinesia realizada por meios fraudulentos. Hoje, essa prática é feita em números de mágica que por mais convincentes que sejam, não se enquadram aos parâmetros da telecinesia real.
Fatos
Quanto ao casos reais, poucos foram os documentados e que despertaram algum interesse para a ciência. O caso Nina Kulagina, russa e simpática dona de casa foi um deles. Quando ainda viva, a médium Nina Kulagina possuía um dom incomum, que em não muito tempo despertou o interesse da comunidade científica russa. Nina conseguia mover objetos com destreza e facilidade impressionantes. Sua fama começou devido a vídeos seus, mostrados em uma conferência internacional de parapsicologia , os vídeos mostravam ela movimentando objetos, alguns dentro de potes de plástico. Nina se submeteu a vários testes, incluindo testes de raio-X, devido ao fato de que muitos céticos afirmavam que Nina possuía ímãs implantados nas mãos. Essa teoria fora descartada antes mesmo dos testes, pois Nina costumava movimentar objetos não-magnéticos.
Os testes não pararam. Nina Kulagina realizou testes durante quase 20 anos, muitos deles realizados pelos próprios céticos, e muitos de forma dinâmica, como movimentar objetos à distância. Nenhum deles jamais comprovou qualquer farsa nas habilidades de Kulagina, que também alegava possuir clarividência. Dentre um seleto grupo de personalidades que se destacaram pela telecinesia, a russa Nina Kulagina se tornou a mais famosa justamente por nunca ter surgido qualquer evidência de uma possível farsa de seu suposto dom. Cientistas russos, porém, alegaram que havia um grande campo magnético em ação sempre que Nina realizava testes dinâmicos em movimentar objetos pequenos, e ainda mais intenso quando se dispunha a mover coisas maiores, como mesas e cadeiras. Também foi constatado um aumento nos batimentos cardíacos e um cansaço demasiado sempre que ela finalizava os testes. Nina Kulagina morreu em 1990, de ataque cardíaco, onde especulou-se que a causa era o esforço que ela requeria para realização da telecinesia.
Telecinesia não é algo que você realmente possa usar em sua vida. Mas é algo muito interessante para quem deseja experimentar um fenômeno pelo qual a ciência não possui tantas explicações exatas, mas que já foi realmente levada a sério por ela através dos poucos que conseguiam realizar o efeito conscientemente. Há muitas experiencias e exercícios para quem deseja se aprofundar no assunto, porém, não se iluda. Telecinesia, por mais suspeita e inacreditável que seja, é um fenômeno físico, o que faz com que haja limitações. É certo que algumas pessoas possuíram uma aptidão maior para o fenômeno, porém, todos eles sofreram efeitos colaterais distintos, o que nos leva à conclusão que qualquer esforço para atingir o efeito gera consequências, sejam elas pequenas ou grandes o suficiente para causar danos. Telecinesia é um dos muitos mistérios da mente. É nosso dever entender o quão ampla e incrível pode ser a psique (mente). Entretanto, caberá à ciência, em um futuro não tão distante trazer as respostas dos mistérios escondidos dentro de nossas cabeças.
Marcadores:
Mundo Sobrenatural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Busca
Menu
- Criaturas (56)
- Detalhes dos Personagens (28)
- Download (3)
- Ferramentas (16)
- Lendas (9)
- Mitologia (5)
- Mundo Sobrenatural (18)
- Online (3)
- Promocoes (1)
- Simbolismo (3)
- Temporadas (2)
- Traillers (2)
- Twitter (2)
- Ultimas Noticias (20)
- Wallpapers (11)
Tradutor
Trailer/ Proximo
There Will Be Blood
SAM E DEAN PROCURAM POR UM ALFA - Com o intuito de derrotar Dick Roman (ator convidado James Patrick Stuart) e os Leviatãs, Sam (Jared Padalecki) e Dean (Jensen Ackles) devem localizar três itens principais. Castiel (Misha Collins) contribui com um, mas para conseguir os últimos itens, os Winchesters devem enfrentar dois de seus mais fortes oponentes - um Alfa (ator convidado Rick Worthy) e Crowley (ator convidado Mark Sheppard). Enquanto isso, Bobby (Jim Beaver) tenta um novo truque fantasma que acaba sendo muito perigoso. Guy Bee dirigiu o episódio escrito por Andrew Dabb & Daniel Loflin.
S07E22 | Lançamento: 11/05/2012
0 comentários:
Postar um comentário